Os escritórios Rogers Stirk Harbour + Partners (RSHP) e Aedas divulgaram o projeto de um novo edifício que cruza as fronteiras do Delta do Rio das Pérolas na China, conectando as cidades de Hong Kong e Macau ao continente. Já em construção, o projeto tem conclusão prevista para 2019.
O projeto Hong Kong Boundary Crossing Facilities (HKBCF) está sendo construído em um aterro de 150 hectares localizado a noroeste do Aeroporto Internacional de Hong Kong. O projeto é a última parte do aguardado projeto Hong Kong-Zhuhai-Macao Bridge, originalmente proposto para ser inaugurado em 2016, mas atrasado para que os devidos cuidados com impacto ambiental fossem tomados. Quando inaugurada, a ponte será uma das mais longas do mundo, reduzindo o tempo de deslocamento entre Hong Kong e Macau de 4h30 para 40 minutos.
O HKBCF ligará as principais cidades chinesas do Delta do Rio das Pérolas e estabelecerá conexões com importantes hubs de transporte nas proximidades do Aeroporto Internacional de Hong Kong, incluindo o Terminal SkyPier Ferry e as linhas MST Airport Express e Tung Chung.
"A ponte proporcionará a conectividade essencial para cerca de 120 milhões de pessoas que vivem na região do Rio das Pérolas - uma das três grandes megalópoles da China formada pela conurbação de Hong Kong, Macau, Zhuhai, Shenzhen, Dongguan e Guangzhou ", afirmou. Keith Griffiths, presidente da Aedas. "Estou honrado por estar envolvido no projeto deste belo portal para essas cidades da maior megalópole do mundo."
Inspirada pelo movimento constante de veículos e pessoas, a estrutura apresenta uma cobertura ondulada que faz lembrar aquela do aeroporto de Madri Barajas, também projetado por RSHP. Uma circulação simples e clara define os espaços interiores do edifício, permitindo que visitantes e funcionários transitem facilmente.
Graças à geometria modular do telhado, a maior parte da estrutura poderá ser pré-fabricada, permitindo um processo de construção eficiente e de alta qualidade. O edifício busca os mais altos padrões de sustentabilidade ambiental, tanto por meio de projeto passivo quanto pela implementação de tecnologias ecológicas inovadoras.
"Estou muito feliz de trabalhar em um projeto tão inovador, que traz beleza e elegância para esses trajetos pendulares", comentou Richard Paul, sócio no RSHP. "O novo cruzamento beneficiará muito os que vivem e trabalham na região e o projeto garantirá um edifício atraente para esta bela paisagem."